A todos que estas letras lerem, ou delas tomarem conhecimento, graça, saúde e paz vos sejam concedidas em abundância.
CONSIDERANDO que a catequese é essencial para a formação de discípulos missionários, proporcionando uma vivência autêntica da fé e da vida em Cristo, conforme ensinado pela Igreja e fundamentado na Palavra de Deus (cf. Mt 28,19-20).
CONSIDERANDO que os meios de comunicação podem ser instrumentos valiosos para a evangelização, como de fato usamos, permitindo alcançar mais fiéis e fortalecer a unidade eclesial.
Tendo ouvido o parecer de alguns membros do clero, e em sintonia com as orientações pastorais da Diocese,
DECRETA-SE:
Art. 1º - Fica instituída a Pastoral Catequética em toda a Diocese de Olinda e Recife, com a missão de dinamizar as atividades de iniciação cristã e formação na fé, garantindo uma catequese evangelizadora e transformadora entre os membros.
Art. 2º - Nomeia-se o Reverendíssimo Padre Rafaelli Alencar Batista como Coordenador Diocesano da Catequese, responsável por planejar, supervisionar e acompanhar todas as ações catequéticas da Diocese, promovendo a formação contínua do clero e seminário.
Art. 3º - Fica instituído o Programa "Pensando em Deus", um espaço semanal de reflexão e partilha da Palavra de Deus, conduzido pelo Bispo Diocesano e pelos sacerdotes da Diocese, com transmissão pelos meios de comunicação diocesanos, visando fortalecer a fé e a comunhão dos fiéis.
Art. 4º - O programa será coordenado pela Pastoral da Comunicação, em parceria com a Pastoral Catequética.
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação e deverá ser amplamente divulgado em toda a Diocese, com o apoio de todos os párocos e coordenadores pastorais.
Sem mais, confiamos à intercessão de Nossa Senhora do Carmo e à proteção do Glorioso São José o bom êxito desta obra, rogando a Deus que derrame copiosas bênçãos sobre todo o povo de Deus.
Dado e passado em Olinda, da Cúria Diocesana, ao quinto (5º) dia do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e cinco.