
DIOCESE DE OLINDA E RECIFE
CARTA DE AGRADECIMENTO
Sua Santidade Clemente III
Santidade,
Com profundo respeito filial e em espírito de comunhão com a Sé de Pedro, a Diocese de Olinda e Recife, por meio de seu Bispo Diocesano, Sua Excelência Reverendíssima Dom Daniel Bergoglio Bezerra, vem, por esta carta, expressar a mais sincera gratidão por todo o vosso luminoso ministério petrino.
Sua Santidade conduziu a Igreja Universal com sabedoria, zelo pastoral e caridade ardente, deixando marcas indeléveis de amor, justiça e misericórdia no coração do povo de Deus. Com grande emoção, lembramos especialmente o momento em que, por vontade de Vossa Santidade, foi erigida e reconhecida canonicamente a nossa querida Diocese de Olinda e Recife, gesto que encheu de alegria e esperança todo o nosso clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos.
Através das inúmeras iniciativas pastorais, das decisões corajosas e do testemunho pessoal de fé, Vossa Santidade edificou a Igreja e fez florescer os dons do Espírito em diversas partes do mundo, inclusive em nosso meio. Somos testemunhas de vossa incansável dedicação ao Evangelho e de vossa ternura para com os mais pobres e necessitados.
Recebemos com espírito de fé e de obediência eclesial a notícia de vossa renúncia ao Ministério de Sucessor de Pedro, compreendendo os motivos que levaram Vossa Santidade a tomar tal decisão em espírito de discernimento e oração.
Sua Excelência Reverendíssima Dom Daniel Bergoglio Bezerra, em nome de todo o clero, religiosos e fiéis da Diocese de Olinda e Recife, une-se a esta manifestação de gratidão, rogando a Deus que continue a sustentar Vossa Santidade com saúde e paz, nesta nova etapa de vossa vida, que será, certamente, fecunda em oração e serviço discreto pela Santa Igreja.
Rezamos para que o Senhor Ressuscitado o recompense copiosamente por todas as boas obras, pelas palavras de esperança e pelos gestos de caridade que marcaram o vosso pontificado. O nome de Vossa Santidade permanecerá sempre com carinho e gratidão nas orações e na memória desta Diocese.
Confiando Vossa Santidade à proteção maternal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa Diocese, e à intercessão dos santos e mártires pernambucanos, reiteramos nossa comunhão plena e filial com o Sucessor de Pedro e com a Igreja de Cristo.