LIVRETO CELEBRATIVO - NOVENA PERPÉTUA


SAUDAÇÃO

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:
Pres.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.

Pres.: Vinde, ó Deus, em meu aulio.
℟.: Socorrei-me sem demora.
Pres.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. 
℟.:  Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres.: A paz esteja convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.

INVOCAÇÃO

Cel.: Maria, Mãe da Igreja. 
Ass.: Socorrei os vossos filhos. 

Cel.: Vós nos destes a Vida que é Jesus. 
Ass.: Socorrei os vossos filhos. 

Cel.: Ao pé da cruz ajudastes a Igreja a nascer. 
Ass.: Socorrei os vossos filhos

Cel.: Rezemos. 
Ass.: Ó Deus, Pai Todo-Poderoso, vós nos destes Maria, Mãe de vosso Filho, como Mãe da Igreja. Dai-nos que, em todos os  momentos de nossa peregrinação de volta para Vós, Maria esteja conosco, como esteve com Cristo, e, assim, desde já, mereçamos participar de vossa vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

1° CANTO
1- Por nós rogai ao bom Jesus
Que nos salvou por sua cruz 
Por nós velai, ó Mãe querida
Nos abençoai por toda a vida
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

OFERECIMENTO

Cel.: Ó Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, reunidos em nome de Cristo,  pedimos a Deus Pai, por vosso intermédio: 

Ass.: pela Igreja,  por seus Sacerdotes e Ministros, pelos mais necessitados e mais esquecidos, pelos doentes, por todos os homens de boa vontade, e por nossas intenções pessoais.

ORAÇÃO

Cel.: Eis aos vossos pés, ó Mãe do Perpétuo Socorro, a Igreja de vosso Filho Jesus! Sois a Mãe desta Igreja. Por isso, sois a Mãe da comunidade humana, regenerada pelo sangue de Jesus. Sois a Mãe desta família aqui reunida. Sois a Mãe de cada um de nós.
Como filhos, a vós recorremos. Não para deixar a vossos pés nossas responsabilidades, mas para pedir que estejais conosco no testemunho que havemos de dar de nossa fé, de nossa esperança e amor ao nosso mundo de hoje.
É certo que muitas vezes erramos em nossa vida particular e no convívio com nossos irmãos. Ó Mãe da Igreja, ajudai-nos em nossa luta pela libertação de nossa situação de pecadores. Pois queremos libertar-nos de nosso egoísmo, de nossas injustiças, de nossos erros particulares e sociais. Queremos renascer para a vida nova de filhos de Deus.
O que receamos é parar. Por isso, ficai conosco nos momentos de desânimo, para perseverarmos na procura do Cristo.
Ó Mãe da Igreja, nós vos pedimos, confiantes: sede sempre nossa Mãe.

Ass.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA 

PRIMEIRA  LEITURA

Leitor: Leitura do Livro do Deuteronômio

Moisés falou ao povo, dizendo:

“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz.

Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado.

Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa cerviz, porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito.

Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos.

Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu.”

Leitor: Palavra do Senhor.

℟.: Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL

℟. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. ℟.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. ℟.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. ℟.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA


EVANGELHO


O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e velas, e diz:

℣.: O Senhor esteja convosco.

℟.: Ele está no meio de nós.

℣.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.

℟.: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.

℣.: Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes.

Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” Pedro respondeu: “Dos estranhos!”

Então Jesus disse: “Logo, os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.


Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
O povo aclama:
℟.: Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

Então o Bispo, estando todos sentados, faz a homilia com base no texto das leituras na liturgia da Palavra.

PRECE DA NOVENA 

Cel.: Irmãos e irmãs, com o coração confiante e cheio de fé, elevemos nossas preces a Deus, nosso Pai, por intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro, que sempre nos socorre em nossas necessidades. Com humildade, apresentemos nossas súplicas:

1. Pela Santa Igreja de Deus, para que, amparada pelo manto protetor de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, permaneça fiel à missão de ser sinal de esperança, misericórdia e unidade entre todos os jovens, especialmente os jovens desta comunidade, rezemos ao Senhor.
— Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós.

2. Pelos que sofrem, especialmente os doentes, os pobres e os marginalizados, para que encontrem, na ternura de Maria, consolo e fortaleza, e em nossas comunidades sinais concretos de acolhida e solidariedade, rezemos ao Senhor.
— Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós.

3. Por todas as famílias, para que, iluminadas pelo exemplo da Sagrada Família de Nazaré e protegidas pela Mãe do Perpétuo Socorro, vivam em harmonia, amor e fé, superando com esperança todas as tribulações, rezemos ao Senhor.
Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós.

4. Pelo Santo Padre, o Papa Bento VIII, por nosso pastor diocesano, Dom Daniel Bergoglio, por nosso bispo auxiliar, Dom Diogo, e por todo o clero de nossa Diocese, para que, fortalecidos pela oração da Igreja e sustentados pela intercessão da Virgem do Perpétuo Socorro, sejam pastores segundo o Coração de Cristo, rezemos ao Senhor.
— Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós.

Cel.: Ouvi, Senhor, as súplicas do vosso povo, que clama com fé e confiança sob o olhar materno de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Atendei-nos segundo a vossa vontade, e concedei-nos permanecer firmes na esperança, perseverantes na caridade e constantes na fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass.:  Amém.

2° CANTO

Ó Virgem Maria,/ Rainha de amor/ tu és a Mãe Santa/ do Cristo Senhor.

  1. Perpétuo Socorro, /tu és Mãe queria/ Teus filhos suplicam/ socorro na vida.
  2. Nas dores e angústias/ nas lutas da vida/ tu és a mãe nossa/ por Deus concebida.

ORAÇÃO DO SENHOR 

Pres.: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, aguardamos a feliz esperança do nosso Salvador, Jesus Cristo.
O sacerdote une as mãos. O povo conclui a oração aclamando:

℟.:Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre

ORAÇÃO DA SAÚDE

Cel.: Ó Mãe do Perpétuo Socorro, recorro a vós com fé e esperança, trazendo no coração as dores e alegrias da minha vida. Vós que carregais em vossos braços o Menino Jesus e em vossos olhos mostrais compaixão por todos os filhos e filhas que sofrem, acolhei-me sob o vosso olhar materno. Sede meu socorro nas dificuldades, minha luz nas dúvidas, minha força nas quedas. Intercedei por mim junto a vosso Filho, para que eu jamais perca a fé e aprenda, como vós, a confiar plenamente na vontade de Deus.

Lembrai-vos, ó Mãe querida, das famílias aflitas, dos doentes, dos pecadores, dos que vivem na solidão e dos que perderam a esperança. Não permitais que nos afastemos de vosso amor nem de vosso amparo. Conduzi-nos com segurança pelos caminhos da fé e da caridade, para que, sustentados por vosso perpétuo socorro, possamos um dia participar da glória eterna no Céu. Amém.

OFERECIMENTO DAS FLORES 

Nesse momento, o bispo canta o "Ave Maria", e logo após , enquanto a assembleia oferece as flores, canta-se um hino adequado.

BENÇÃO FINAL 

 Cel.: O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

Cel.: Por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
o Senhor vos abençoe, guarde e proteja. 
Amém

Ele vos conceda saúde do corpo, paz na alma
e fidelidade na caminhada cristã.
Amém

Que a Virgem Mãe vos acompanhe em todas as vossas dores e alegrias,
e vos conduza sempre mais perto de Jesus, seu Filho e nosso Salvador.
Amém

Abençoe-vos Deus todo-poderoso:
Pai , Filho e Espírito Santo.
— Amém.
Ide em paz, e que Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, vos acompanhe.
— Graças a Deus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem