
A devoção a São José, patrono da Igreja Universal e modelo de virtude, tem sido fonte de grande inspiração e intercessão para todos os fiéis. Como guardião da Sagrada Família e esposo da Virgem Maria, São José é um exemplo de humildade, fidelidade e obediência a Deus.
Neste espírito de veneração e amor à figura de São José, e considerando a importância de sua intercessão junto a Deus, determino, por meio deste Decreto, que a ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ seja rezada em todas as celebrações litúrgicas realizadas no território da Diocese de Olinda e Recife, a partir da data de publicação deste Decreto.
Art. 1.º A Oração de São José, intitulada "Ave José", deverá ser rezada no final de todas as celebrações litúrgicas, seja na Santa Missa ou em outros atos litúrgicos diocesanos.
Art. 2.º A oração deverá ser pronunciada pelo celebrante ou por um membro do clero, em voz clara e devota, como um ato de consagração e súplica pela intercessão de São José.
Art. 3.º A Oração de São José é a seguinte:
"Ave José, lírios dos Patriarcas, o Senhor é convosco, sois o mais justo entre todos os homens da terra, e o fiel guardião dos tesouros do templo de Deus. São José, pai adotivo do Senhor, rogai por nós pecadores, e obtende-nos de Deus, no fim da nossa vida, uma boa morte. Amém."
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação e deverá ser cumprido por todas as paróquias, santuários e capelanias da Diocese, a fim de promover a devoção e a intercessão de São José entre os fiéis.
Solicito que o clero e os fiéis acolham este Decreto com coração aberto e espírito de oração, reconhecendo a importância da intercessão de São José em nossas vidas.
