ATA DE POSSE - II BISPO DIOCESANO

 

Prot. Nº 16/2025
 ATA DE POSSE - DOM DANIEL BERGOGLIO 
II BISPO DIOCESANO 


Ao décimo quinto dia do mês de janeiro do ano Santo e Jubilar de dois mil e vinte e cinco, na Catedral Diocesana de São Salvador do Mundo, situada na cidade de Olinda, Pernambuco, realizou-se a Solene Concelebração Eucarística de Posse Canônica do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Daniel Bergoglio Bezerra como Bispo Diocesano desta Sé Episcopal de Olinda e Recife, nomeado pelo Santo Padre, o Papa Clemente III, conforme Decreto Apostólico datado de 2 de janeiro de 2025.

A cerimônia contou com a presença do Senhor Excelentíssimo Núncio Apostólico, Dom Henrique Azevedo Gänswein, e de Dom Erick Breno Cardeal Bergoglio que foi o bispo empossante, além de outros bispos e arcebispos, membros do clero diocesano, visitantes ilustres e uma expressiva participação dos fiéis.

O rito teve início às vinte e uma horas e trinta minutos, no horário de Brasília, com a entrada solene do novo bispo, acompanhado pelo Núncio e Sr. Cardeal Bergoglio, Bispo empossante. Dom Daniel foi recebido de forma solene pelo clero da Sé Episcopal de Olinda e Recife e adentrou a igreja-catedral aspergindo o povo com água benta, em sinal de bênção e renovação.

A Solene Concelebração Eucarística iniciou-se com a saudação litúrgica e foi seguida pela apresentação e leitura da Bula de Nomeação, que oficializou a designação de Dom Daniel Bergoglio como Bispo Diocesano de Olinda e Recife. Em seguida, ele foi conduzido à Cátedra Episcopal, símbolo de sua autoridade como pastor e mestre da fé, sendo entronizado de forma oficial.

Após a entronização, Dom Daniel foi saudado pelos bispos presentes, pelo clero diocesano e pelos fiéis reunidos, marcando o início de seu pastoreio.
A Santa Missa seguiu com Dom Daniel presidindo a Santíssima Eucaristia. Durante a celebração, ele proferiu sua primeira homilia como pastor da Diocese de Olinda e Recife, destacando sua gratidão ao povo de Deus e o compromisso com a missão evangelizadora.

Ao término da celebração, após a oração final, foram realizadas as saudações oficiais de boas-vindas por representantes do clero, das autoridades presentes e da comunidade fiel.

A cerimônia foi encerrada com a bênção solene dada por Dom Daniel Bergoglio Bezerra, que dirigiu palavras de profunda gratidão a todos os presentes e ao Senhor pela missão a ele confiada.

Nada mais havendo, a presente ata foi redigida para registro, sendo assinada por mim, pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano e pelos demais bispos presentes, para que produza seus efeitos e seja devidamente arquivada nos registros oficiais da Diocese de Olinda e Recife.

Olinda, 15 de janeiro de 2025.

+ Dom Henrique Azevedo Gänswein 
Núncio Apostólico 

+ Dom Erick Breno Cardeal Bergoglio 
Vigário Geral para a cidade do Vaticano 
Bispo Empossante

+ Dom Daniel Bergoglio Bezerra 
Bispo Diocesano Empossado

+ Dom João Paulo Cardeal Soares 
Arcebispo Eleito de Salvador 

+ Dom Antônio Matheus Cardeal Carneiro
Arcebispo de Manaus

+ Dom Alexsander Felipe Silva 
Arcebispo Eleito do Rio de Janeiro 

+ Dom Ademir Tadeu Santana 
Arcebispo de Aparecida 

+ Dom Carlos Eduardo Cordeiro 
Bispo Diocesano de Brasília 

+ Dom Felipe Ferreira Silva 
Bispo Diocesano de Itaguaí 

Dom Júlio Hoffman Card. Sarto 
Bispo Auxiliar de Fortaleza 

+ Dom João Carlos Cardeal Vitalli
Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia

+ Pe. Gabriel Henrique 
Secretário Diocesano



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem