Prot. N 048/2025 | DECRETO DE EXCARDINAÇÃO

DOM DANIEL BERGOGLIO BEZERRA 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE OLINDA E RECIFE

Prot. Nº048/2025
DECRETO DE EXCARDINAÇÃO
dos Reverendíssimos Pe. Antônio Janderson e Eduardo Vale

A missão do presbítero, segundo a doutrina da Igreja, é estar incardinado a uma Igreja particular, em comunhão com seu bispo, cooperando no cuidado pastoral do povo de Deus, especialmente por meio da pregação da Palavra, da celebração dos sacramentos e da caridade pastoral (cf. CIC, cân. 265).

Contudo, quando um presbítero, por decisão pessoal e persistente, abandona suas obrigações pastorais sem justa causa, sem comunicação adequada e sem obediência ao bispo diocesano, rompe-se o vínculo prático que o une ao serviço daquela porção do povo de Deus que lhe foi confiada.

EM CONSIDERAÇÃO QUE:

1- Os Reverendíssimos Padres Antônio Jarderson e Eduardo Vale, incardinados nesta Diocese de Olinda e Recife, deixaram de cumprir reiteradamente seus compromissos pastorais e canônicos, não comparecendo às atividades diocesanas, ausentando-se injustificadamente do território eclesiástico;

2- E que, diante da ausência de resposta positiva e perseverança no afastamento, a excardinação canônica se impõe como medida pastoral e disciplinar adequada e necessária;

DECRETA-SE

Art. 1.º – Ficam, por este ato, EXCARDINADOS da Diocese de Olinda e Recife os presbíteros:
I. Revmo. Pe. Antônio Jarderson
II. Revmo. Pe. Eduardo Vale

Art. 2.º – Esta decisão será oficialmente comunicada à Nunciatura Apostólica no Brasil e ao Dicastério para o Clero, conforme previsto pelas normas da Santa Sé, a fim de que se dê o devido acompanhamento canônico e disciplinar.

Art. 3.º – A partir desta data, os referidos presbíteros não gozam mais de nenhuma jurisdição, missão pastoral, ou representação pública em nome desta Diocese, ficando suspensas quaisquer atividades eclesiais até que a Santa Sé determine o que for necessário.

Com pesar pastoral, mas com sentido de justiça e zelo pelo bem do rebanho, a Diocese segue unida em oração pela conversão, reconciliação e discernimento vocacional dos sacerdotes mencionados, na esperança de que, como filhos da Igreja, voltem ao caminho da obediência e da comunhão.

Dado e passado em Olinda, da Cúria Diocesana, ao oitavo (8°) dia do mês de julho do ano da graça de dois mil e vinte e cinco (2025), Jubileu da Esperança.


 Daniel Bergoglio Bezerra
BISPO DIOCESANO 

E eu o subscrevi,
+ Pe. Nicolas Delgado 
CHANCELER DO BISPADO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem