ATA DE POSSE DO REVMO. Pe. José Lucas
Aos VINTE E QUATRO (24) dias do mês de julho (7) do ano de Nosso Senhor de dois mil e vinte e cinco (2025), sob o pontificado de Sua Santidade o Papa BENTO VIII, e sob o pastoreio de nosso Bispo Diocesano, Sua Excelência Reverendíssima Dom Daniel Bergoglio Bezerra, na Diocese de Olinda e Recife, realizou-se, às vinte e uma hora e quarenta minutos (21h40), na Paróquia de São Lucas Evangelista, Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Daniel Bergoglio Bezerra, Bispo Diocesano de Olinda e Recife, com a concelebração de diversos presbíteros e a presença de numeroso Povo de Deus desta paróquia e de outras paróquias da Diocese.
Nesta celebração, TOMOU POSSE, como PÁROCO, o Reverendíssimo Pe. José Lucas, nomeado em 12º de junho de 2025, conforme provisão expedida pela Cúria Diocesana de Olinda e Recife, para exercer este ofício por tempo indeterminado, em conformidade com as prescrições do Código de Direito Canônico, c. 522.
No inicio, antes da celebração, o Pe. José Lucas fez o seu juramento de fidelidade a frente ao bispo e aos demais padres.
Durante a liturgia da Palavra, na aclamação ao Evangelho, o Reverendíssimo Pe. Lucas recebeu das mãos do Bispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, simbolizando o compromisso primordial do sacerdote em anunciar a Palavra de Deus. Em sua homilia, Dom Daniel destacou as responsabilidades do Pároco na condução pastoral e espiritual da Paróquia, além de enfatizar os deveres da comunidade para com seu novo pastor.
Após a homilia, momento em que o Pe. Lucas renovou suas Promessas Sacerdotais perante o Bispo e a assembleia. Em ato simbólico, o Bispo entregou-lhe as chaves do sacrário, e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.
Na sequência, o Reverendíssimo Pe. José Lucas realizou a Profissão de Fé, conforme os ritos prescritos, sendo então declarado oficialmente empossado como Pároco da Paróquia São Lucas Evangelista por Sua Excelência Reverendíssima Dom Daniel Bergoglio Bezerra.
A celebração seguiu conforme o rito litúrgico da Santa Missa. Após a oração pós-comunhão, em resposta, o Pe. José Lucas dirigiu-se à assembleia, expressando palavras de gratidão, esperança e compromisso pastoral.
Por fim, Dom Daniel dirigiu palavras de encorajamento aos presentes, reforçando a importância da unidade e da comunhão sacerdotal, concluindo com a bênção final a todos os fiéis.
Nada mais havendo, lavrei a presente ata, que foi lida e aprovada pelos presentes, os quais a assinam juntamente comigo.
Olinda e Recife, 24 de Julho de 2025.