LECTIO DIVINA - Diocese de Olinda e Recife

  

 LECTIO DIVINA 
Evangelho de São Marcos - DO DIA 

"Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e foi até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe então um surdo que falava com dificuldade e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, colocou-lhe os dedos nos ouvidos, cuspiu e tocou-lhe a língua. Depois, levantou os olhos ao céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’. Imediatamente os seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele falava corretamente. Então, Jesus lhes recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais recomendava, mais eles divulgavam. Ficaram impressionados e diziam: ‘Ele tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem!" 

(Marcos 7,31-37)

COMPREENDER A PALAVRA  

Este trecho do Evangelho nos mostra Jesus atravessando diversas regiões e chegando à Decápole, um território pagão. Ali, trazem a Ele um homem surdo e com dificuldade de fala. O modo como Jesus realiza a cura é cheio de simbolismo: Ele toca os ouvidos e a língua do homem, olha para o céu e pronuncia “Efatá”, que significa “abre-te”. Esse gesto de Jesus não é apenas um milagre físico, mas aponta para algo mais profundo: Ele quer abrir nossos ouvidos e nossa boca para escutarmos e proclamarmos a Palavra de Deus.

A reação do povo é de maravilhamento: reconhecem que Jesus faz “bem todas as coisas”, uma alusão à obra criadora de Deus no Gênesis. Jesus é aquele que vem restaurar a criação ferida, devolvendo ao homem sua dignidade e capacidade de se comunicar plenamente.

MEDITAR A PALAVRA 

Quantas vezes, na nossa vida, somos como esse homem surdo e com dificuldade de falar? Talvez não sejamos fisicamente surdos, mas quantas vezes deixamos de escutar verdadeiramente a voz de Deus? Quantas vezes fechamos nossos ouvidos para o clamor dos necessitados, para o pedido de perdão de alguém, para a verdade que nos convida à conversão?

E nossa língua? Será que falamos com amor, edificamos com nossas palavras ou ferimos e desmotivamos os outros? Jesus deseja nos curar, abrir nossos ouvidos para Sua Palavra e soltar nossa língua para proclamarmos a verdade do Evangelho.

Assim como Ele levou aquele homem à parte, Jesus também quer nos levar para um encontro pessoal com Ele, onde pode tocar nossas feridas mais profundas e nos restaurar. Ele nos convida a ouvir melhor e a falar com mais sabedoria e amor.

REZAR A PALAVRA

Senhor Jesus,
Quantas vezes sou surdo à Tua voz!
Quantas vezes não Te escuto nas pequenas coisas do dia a dia,
na voz dos que precisam de mim,
na Tua Palavra que me chama à conversão.

Senhor, toca meus ouvidos e minha boca!
Abre-me para escutar com atenção e responder com amor.
Que minhas palavras sejam de bênção e não de maldição,
de esperança e não de desânimo.

Vem, Jesus, e pronuncia sobre mim esse “Efatá”!
Que minha vida se abra para Ti,
que meu coração esteja sempre atento ao Teu chamado.
Amém.

 COMPROMISSO

Nesta semana, quero me esforçar para escutar melhor. Vou dedicar um tempo para ler e meditar a Palavra de Deus sem distrações. Também buscarei ouvir com paciência as pessoas ao meu redor, demonstrando atenção e empatia. Além disso, cuidarei das minhas palavras, para que sejam instrumentos de paz e edificação.

Que o Senhor me ajude a viver o “Efatá” em minha vida!

 Daniel Bergoglio Bezerra 
BISPO DIOCESANO


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem