℟.: O amor de Cristo nos uniu.
O sacerdote diz:
Pres.: Confessemos os nossos pecados.
℟.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito*) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
℟.: Cristo, tende piedade de nós.
Pres: Senhor, tende piedade de nós.
℟.: Senhor, tende piedade de nós.
℟.: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!
Pres: Oremos.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
A salvação de quem é justo vem de Deus!
— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração. ℟.
— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia. ℟.
— É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. ℟
. — A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram. ℟.
Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác.: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
EVANGELHO
Diác. ou Sac.: O Senhor esteja convosco.
1️⃣ Pelo Santo Padre, o Papa – Para que Deus continue a iluminá-lo em sua missão de pastor da Igreja, concedendo-lhe sabedoria e força para guiar o povo de Deus nos caminhos da paz e da justiça.
2️⃣ Pela memória de Dom Hélder Câmara – Para que seu testemunho de fé, amor aos pobres e dedicação à justiça social inspire os cristãos a viverem o Evangelho com coragem e caridade.
3️⃣ Pelos governantes e líderes do nosso país – Para que sigam o exemplo de Dom Hélder na busca pelo bem comum, promovendo políticas que favoreçam os mais necessitados e defendam a dignidade humana.
4️⃣ Pela Igreja e pelo mundo – Para que sejamos verdadeiros instrumentos de paz, justiça e fraternidade, levando esperança aos corações aflitos e construindo um mundo mais solidário.
Pres.: Ó Deus de bondade e misericórdia, que inspirastes em Dom Hélder Câmara um coração cheio de amor pelos pobres e uma vida dedicada à justiça e à paz, ouvi as súplicas do vosso povo. Concedei-nos a graça de seguir seu exemplo, sendo testemunhas do Evangelho no mundo. Fortalecei a vossa Igreja e dai-nos a coragem de promover sempre a fraternidade e a esperança. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
Bispo: O Senhor esteja convosco.
Todos respondem:
℟.: Ele está no meio de nós.
O celebrante diz:
Bispo: Bendito seja o nome do Senhor.
Todos respondem:
℟.: Agora e para sempre.
O celebrante diz:
Bispo: Nossa proteção está no nome do Senhor.
Todos respondem:
℟.: Que fez o céu e a terra.
Então o celebrante recebe o báculo, se o utilizar, e diz:
Bispo: Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
e fazendo três vezes o sinal da cruz sobre o povo, acrescenta:
Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
Todos:
℟.: Amém.