A todos que estas letras lerem, e todos que tomarem conhecimento, graça, saúde e paz vos sejam concedidas em abundância.
Com o coração repleto de gratidão e esperança renovada, celebramos um tempo de graças especiais com o Ano Santo Jubilar de 2025, proclamado por Sua Santidade, o Papa Clemente III. Este jubileu, em sintonia com toda a Igreja, nos oferece a oportunidade de uma profunda renovação espiritual, pastoral e comunitária, ajudando-nos a caminhar como autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
A nossa Diocese de Olinda e Recife, atenta à sua missão evangelizadora, é chamada a mergulhar nas riquezas espirituais que este Ano Jubilar nos proporciona. Inspirados na Bula de Convocação do Papa Clemente III, intitulada "SPE GAUDENTES", somos convidados a viver intensamente o tema “Peregrinos da Esperança”, respondendo com coragem e fé às necessidades do tempo presente.
O Jubileu foi solenemente inaugurado no dia 28 de dezembro de 2024, na Basílica de São Pedro, em Roma, com o Rito de Abertura da Porta Santa. Na nossa Diocese, a abertura ocorrerá no dia 02 de fevereiro de 2025, Festa da Apresentação do Senhor. Daremos início à celebração com uma peregrinação a partir da Paróquia de São Sebastião, em Ouricuri, às 21h, culminando na Catedral Diocesana de São Salvador do Mundo, onde será realizada a Missa Solene de abertura.
De acordo com as orientações da Santa Sé, foi designada como igreja jubilar na nossa Diocese:
- Catedral Diocesana de São Salvador do Mundo, em Olinda;
Os fiéis que visitarem esta igreja poderão lucrar indulgência plenária, cumprindo as condições habituais: atendimento espiritual com o bispo diocesano, comunhão eucarística, oração pelo Santo Padre e práticas de caridade e piedade cristã.
A Coordenação Diocesana de Pastoral, em comunhão com todas as paróquias, movimentos e pastorais, está preparando uma programação especial ao longo do ano jubilar. Exorto cada pároco e liderança a empenharem-se para que, juntos, possamos colher os frutos deste tempo de graça e conversão.
O Papa Clemente III nos exorta a sermos testemunhas de esperança em meio aos desafios do mundo contemporâneo, utilizando também os meios digitais para evangelizar. Assim como os apóstolos cruzaram mares e terras para levar o Evangelho, somos chamados a utilizar as ferramentas modernas para anunciar Cristo ao mundo, especialmente aos jovens.
Caminhemos unidos, atravessando portas reais e virtuais, celebrando a fé que nos une e nos sustenta. Que este jubileu nos inspire a sermos antenas de esperança, agentes de transformação e promotores da paz, como nos ensina São Paulo: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12,12).
Sob a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, Mãe da Esperança, e de São Salvador do Mundo, nosso padroeiro, sigamos firmes nesta caminhada jubilar, confiantes de que o Espírito Santo guia nossos passos. Que cada um, em sua vocação, contribua com generosidade e alegria para que este jubileu renove o coração da nossa Igreja e de cada fiel.
COORDENADOR DE PASTORAL